25/07/2016

5 Livros fundamentais para um Terapeuta da Fala

Ao longo dos anos vamos construindo a nossa biblioteca. Se existe alguma coisa que prezo são os meus livros. Tenho e tive de tudo: livros que nunca darei ou venderei, até livros que me arrependi bastante de ter comprado.
Hoje mostro-vos os livros de texto (do inglês textbooks) que considero insubstituíveis para a nossa prática. Façam o favor de dar a vossa opinião!

5º - Speech-Language Pathology Desk Reference - Thieme
(Roser, Pearson, Tobey, 1998)


É um livro que, apesar de ser de 1998, apresenta uma recolha de dados normativos e standards da nossa prática. É de fácil consulta e realmente útil. Está organizado por áreas e apresenta esquemas, tabelas, diagramas e outros suportes interessantes. A grande desvantagem é ser antigo e alguns dos dados já não serem actuais.



4º - Fonologia Infantil - Avalaiação, Aquisição e Intervenção - Almedina
(Lima, 2009)

Tal como o título sugere, o livro aborda todos os aspectos em torno da fonologia infantil. A parte mais interessante e útil é a última, em que a autora apresenta estratégias práticas para o trabalho dos diversos fonemas. Apesar de recorrer a autores que começam a estar pouco actualizados, a autora dá primazia à sua perspectiva - nota-se que tem uma grande experiência clínica que passa com sucesso ao leitor!


3º - Tratado de Fonoaudiologia - Roca
(org Fernandes,. Mendes, Navas, 2010)

Foi o meu primeiro tratado e tive-o mal saiu! Como tratado que é, este livro é grande e de carácter essencialmente teórico. Aborda todas as áreas e cada capítulo é escrito pelos melhores autores brasileiros. Tem uma encadernação muito boa e é de fácil consulta.



2º - Treatment Resource Manual for Speech Language Pathology - Cengage
(Roth, 2016)

Já vai na 5ª edição. É um livro fundamental para quem está a iniciar a sua prática clínica. É bom também para quem actua em diversas áreas e não se diferencia tanto. Percorre todas as áreas da nossa actuação e apresenta os diferentes métodos de intervenção para cada uma. Dá sempre exemplos com estudos de caso e fornece materiais como tabelas de registo e outros. Como qualquer livro generalista, não aprofunda algumas áreas de intervenção; também não tem em conta alguns dos procedimentos mais actuais. Muito prático, bom e importante!



1º VENCEDOR
Metodologias de Intervenção em Terapia da Fala - 1º volume (UFP)
(org Peixoto e Rocha, 2009)

Claro que este teria de ser o vencedor! Li-o "de fio a pavio" e foi com a maioria dos seus autores que aprendi a fazer o que hoje faço. É um livro teorico-prático escrito por alguns especialistas portugueses em cada uma das áreas. Contudo, foi escrito a pensar em seguintes edições, pelo que não abordam todas as áreas de interesse da Terapia da Fala.  É obrigatório na biblioteca de qualquer terapeuta da fala português!

Sem comentários:

Enviar um comentário